Coffee Hunter: O caçador das nossas 120 sacas de café por mês

A gente produz 6 toneladas de café por mês! Suficiente para 660.000 espressos. Quem seleciona esses benditos grãos? Um Coffee Hunter.

 

“Os nossos blends são grãos especiais”

 

Ainda no começo do Santo Grão, Fábio Ruellas entrou para o time! Fabinho é provador e classificador de cafés. 18 anos de profissão. Foi juiz da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA). E em teste com os próprios juízes, é um dos melhores do país!

 

 

Um coffee hunter? É quem caça cafés. E não qualquer café. “Os nossos blends também são grãos especiais”. De qualidade!

 

Mais de 15.800 xícaras. É essa a quantidade que o Fábio prova por ano. De orgânico e descafeinado aos microlotes. As provas separam os cafés acima de 84 pontos na escala da Associação de Cafés Especiais. “Os microlotes são mais exóticos, dentro dos 5% que nosso país produz”.

“Vou atrás das características do café”

Com uma equipe de mais 4 pessoas, ele passa o ano de fazenda em fazenda. Procura. Prova. Degusta. E encontra! “A gente não tem um fornecedor fixo. Vou atrás das características do blend. Compro os cafés sem intermediários. Eu estou sempre com os produtores. Faço essa consultoria a safra inteira”, fala o Fábio. “Ele é muito respeitado na área. Resumindo, é foda”, me contou o Anderson, nosso mestre de torra. Depois de toda safra, ele ajuda a conferir nosso perfil de torra… e de vez em quando sai do campo e vem nos visitar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *