“Foi degustando um moca que tive minha primeira experiência com café especial, e poder compartilhar um breve conhecimento e história com amigos e clientes, me deixa muito feliz.” comenta Keiko sobre a novidade.
O Moquinha foi produzido à 1.120m de altitude em Forno Grande, município de Castelo, região com os melhores cafés do Espírito Santo. Jaqueline Schiavo é a 4ª geração no plantio de cafés, e tem se especializado a fim de trazer maior qualidade no manejo, colheita e pós-colheita dos cafés da sua família. O resultado é uma bebida suculenta e licorosa, com notas de frutas amarelas, maçã vermelha e melaço.
Conhecido como Moca no Brasil e em outros países como Peaberry e Caracolillo, esse é um café diferente. Para sua formação é necessário que que a flor do café tenha fecundado apenas um óvulo – isso ocorre por falha no desenvolvimento do endosperma nos ovários ou incompatibilidade dos genitores na polinização – que origina um fruto com somente uma semente. Por estes fatores e seu baixo percentual na produção, é considerado um café raro. Tem formato arredondado, ovalado e pequeno.
O microlote Moquinha pode ser encontrado – em grão ou moído na hora – em todas as unidades do Santo Grão e no site.